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Essa mentoria foi desenvolvida para atender escritoras e escritores que acabaram de escrever seu livro, querem ver sua história publicada, mas não sabem como fazer isso acontecer. Desvendamos a parte chata de burocracia, como ISBN e ficha catalográfica; ajudamos a pensar no melhor formato para sua obra e nas partes internas (você sabe a diferença entre prefácio, apresentação e introdução?); explicamos como avaliar e contratar os melhores profissionais de cada área, seja de texto ou de projeto visual, entre outras dicas preciosas de quem tem duas décadas atuando no mundo dos livros.
PASSO A PASSO DA PUBLICAÇÃO
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Nas editoras tradicionais, a contratação de títulos leva em conta uma série de fatores, desde a temática da obra até a viabilidade de preço e o público-alvo. Por isso, a autora ou o autor que deseja ser publicado por casas tradicionais precisa:
- Fazer uma pesquisa e ver quais selos publicam o gênero que escreve: não adianta enviar terror para uma editora que só publica chick lit.
- Preparar um book proposal — um documento bem completo que vai fisgar o editor e fazê-lo sentir vontade de ler a história.
- Ficar atento aos períodos de submissão; nem toda editora recebe original para avaliação o ano todo. Por isso, torna-se interessante ter um agente literário — ele tem relacionamento estreito com as editoras e “manja dos paranauê”. Mas isso é papo pra outro post!
Um caminho para a escritora ou o escritor que não consegue chegar às editoras tradicionais é a autopublicação. Com o mundo conectado, isso é bem mais fácil do que era possível há décadas. Nesse caso, a autora ou o autor tem, em tese, de ficar responsável por TODO o processo editorial. Porém muitos desconhecem o caminho que o livro percorre entre o momento em que se coloca o ponto final no texto e a hora em que ele chega às mãos do leitor. Por isso, muitas etapas não são feitas, e a obra pode ter problemas estruturais, erros de português, capa que não atrai o público certo etc.
Criamos A_TEIA justamente para atender a escritora e o escritor que desejam se autopublicar com qualidade, mas não conhecem todo o processo editorial. Temos as opções:
- De contratação de serviços avulsos, para que a autora ou o autor publique seu livro de forma independente, mas com a certeza de não estar pulando nenhuma etapa imprescindível; ou
- De publicação pelo nosso ateliê de livros, com todo o acompanhamento que o livro receberia se fosse contratado por uma editora tradicional. E mais: todos os profissionais que trabalham conosco têm muita experiência de mercado e alguns deles atuaram em obras que figuram nas listas de best-sellers!
O QUE É UMA EPÍGRAFE?
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Sabe aqueles textos que aparecem no livro pouco antes de a história começar? Ou uma frase antes do início do capítulo, geralmente em itálico?
Então, isso se chama epígrafe.
A epígrafe costuma ser uma citação de trechos bíblicos, poemas ou frases inspiradoras. No entanto, existem autores que criam o próprio texto, como o nosso querido João Ubaldo Ribeiro, que revelou em uma palestra que seu processo de escrita se resume a sentar, pôr o título, a dedicatória e a epígrafe que ele mesmo cria!
Em geral, as escritoras e os escritores lançam mão desse recurso como um meio de mostrar para o público leitor o que motivou ou inspirou a história ou apresentar o tema que será abordado.