A IMPORTÂNCIA DAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Todo mundo já ouviu a famosa frase “Não julgue o livro pela capa”, mas quem nunca?
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A capa muitas vezes é o primeiro contato que o leitor terá com a obra. Ao entrarmos em uma grande livraria, com centenas de exemplares do chão ao teto, a capa é aquela primeira impressão que pode despertar o impulso de pegar o livro na estante da livraria e folheá-lo. Afinal, como nosso livro vai se sobressair no meio de tantas opções nas livrarias? Ou nas miniaturas do Kindle?
Cada gênero, um estilo
Nesse sentido, o trabalho da/do designer é essencial. Cabe a ela/ele traduzir em imagens a essência da história de forma que leitores daquele gênero se sintam atraídos o suficiente para pegar aquele livro e ler o resumo. E tem mais: não é qualquer capa que funciona para todo tipo de leitor. Pensar em uma ideia de capa inclui a apresentação de layouts seguindo as orientações da autora/do autor e o tema do livro. Se a capa é o ímã que vai atrair o leitor à obra, é necessário atrair o público-alvo do livro. É importante que a/o capista tenha sempre em mente a legibilidade, a harmonia e o equilíbrio entre os elementos que constituem a imagem final.
Por exemplo, imagine que você seja leitor ávido de terror ou suspense. Você vai se sentir atraído por uma capa cor-de-rosa com uma menina segurando um balão e um arco-íris ao fundo? Provavelmente não, né?
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QUANDO VOCÊ ABRE O LIVRO E TEM UMA BOA SURPRESA
Um miolo tão bonito quanto a capa
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Muitos autores e autoras têm uma preocupação enorme com a arte da capa — que é, sim, muito importante. Mas se coloque na posição de leitor: imagina namorar a capa, se apaixonar pelos textos de capa, abrir o livro… e achar um projeto gráfico lindo, que faça jus ao texto?! Aí, é paixão garantida. Até porque com certeza você já teve a experiência de tentar ler um livro com fonte miúda e foi desagradável, não? E aposto que você não vai querer isso para o seu leitor!
E se eu quiser ilustrações no miolo?
O projeto gráfico de miolo dedicado — com ilustrações, capitulares floreadas e aberturas de capítulo de tirar o fôlego — é aquele tchã que vai fazer seu leitor postar no Instagram não apenas a foto dele lendo o livro na rede, num fim de semana gostoso, mas também querer fazer um carrossel com fotos do miolo, mostrando cada detalhe do seu livro para os amigos.
Em Nossos Livros, dê uma espiada no miolo do livro Baião de dois: cada página tem um projeto gráfico exclusivo, porém todas conversam entre si. Ficou uma lindeza que só, não foi?
CONFORTO NA LEITURA
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Com cara de livro profissional
Uma boa diagramação é um dos fatores que diferenciam uma produção profissional de uma produção amadora. A diagramação, quando feita em software adequado, proporciona ao leitor uma experiência mais confortável e com melhor acabamento. Mas não se engane achando que o programa faz tudo! O trabalho do diagramador é de extrema minúcia e precisão técnica, pois, além de seguir o projeto gráfico do designer, ele precisa montar o arquivo usando corretamente recursos como estilo de caractere, estilo de parágrafo, página mestra etc. Um diagramador profissional faz toda a diferença nas etapas de revisão e conferência posteriores, reduzindo bastante a chance de passar algum erro.
Cada suporte, um formato de arquivo
Os textos de miolo são diagramados levando-se em consideração o suporte: livro físico ou digital? Quando o livro vai ser impresso, o formato de saída é o PDF em alta resolução; quando vai ser publicado em e-book, damos saída em ePub, que é aceito por várias plataformas, inclusive a Amazon.
AS VÁRIAS CARAS DO BRUXINHO
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Harry Potter talvez seja um dos personagens mais conhecidos de todos os tempos. Traduzido para 79 idiomas em 200 países, sua saga encantou milhões de pessoas em todo o mundo e ajudou a fomentar o hábito de leitura. O sucesso em vendas foi tamanho que levou o The New York Times a criar, em 2000, uma lista de livros mais vendidos dedicada ao mercado infantojuvenil.
Diversão para todos os públicos
O mundo mágico de J.K. Rowling, no entanto, não é exclusivo para crianças e adolescentes. Pesquisas indicam que muitos adultos são consumidores de obras pensadas originalmente e/ou classificadas, por uma questão mercadológica, para o público juvenil. É de olho nesse público mais velho que algumas editoras mantêm em seu catálogo mais de uma edição das histórias de Harry, Ron e Hermione. As diferenças estão no design da capa e do miolo e até no acabamento (capa dura x brochura; laminação, hot stamping etc.).
Uma estante só do mundinho bruxo? Sim!⠀
Há ainda aquelas pessoas tão apaixonadas por Hogwarts que não resistem a uma edição bem cuidada, com design refinado e acabamentos especiais, e por isso as editoras lançam, a cada ano, novas edições e novos boxes da saga.
A seleção de capas de Harry Potter mostra a importância do contexto cultural — em alguns países, as editoras optaram por fazer capas diferentes das originais, mais direcionadas ao gosto do seu público.
Nosso post no Instagram traz várias das capinhas feitas até hoje. Clique aqui para ver.