UM, DOIS, TRÊS TEXTOS VENDEDORES
Textos de capa
A capa é um conjunto de elementos artísticos e de texto e, como todos sabem, é o primeiro contato do leitor com a obra.
As partes essenciais da capa são: primeira capa, lombada, quarta capa, orelhas.
Em geral, a quarta capa (ou contracapa, como muitos chamam) traz um resumo vendedor do livro. E aqui a palavra-chave é “vendedor”. Esse texto precisa ser muito bem pensado e bem redigido para despertar no público a vontade de ler o livro. Podemos dizer que esse texto deve ter uma abordagem mais comercial e marqueteira. Um bom texto de quarta capa pode ser a diferença entre o leitor devolver o livro para a estante ou levá-lo para o caixa.
Os textos de orelha, por sua vez, podem ter uma abordagem mais informativa, aprofundando os detalhes da história apresentados na de quarta capa — obviamente sem dar spoilers! Muitos livros também trazem na orelha uma minibiografia da autora ou do autor e listam suas principais obras publicadas.
Sinopse
A sinopse é uma parte fundamental do book proposal, e, a partir dela, podem-se criar os textos de quarta capa e de orelha. Quando pensamos em venda de livro digital, a sinopse também é uma peça-chave.
Mas é importante destacar que a sinopse não é simplesmente um resumo da história.
Um resumo precisa apenas ser informativo, ao passo que uma sinopse, além de informativa, precisa ser atraente e direta, despertando o interesse do editor ou do leitor pela obra.
Na hora de escrever sua sinopse, é importante ter em mente que ela precisa ser completa e vendedora e trazer informações sobre os personagens principais, a trama e seus desdobramentos, mas tendo o cuidado de nunca dar spoilers!
E-mail marketing
Todos os usuários regulares da internet têm e-mails, portanto, esse é um ótimo recurso para promover e alcançar pessoas — tudo do jeito certo, para não acabar caindo na caixa de spam!
O marketing feito por e-mail pode ser usado para atualizar os leitores do seu blog literário, por exemplo, com uma newsletter sobre novas publicações. Você também pode anunciar o lançamento do seu e-book ou informar sobre uma promoção relâmpago.
Além do conteúdo em si, é importante investir em artifícios visualmente interessantes, como um título instigante e um layout bonito no corpo do e-mail. Esses pequenos toques de originalidade fazem toda a diferença para chamar a atenção de um possível leitor em meio a um mar de e-mails.